Resumo da psicologia como ciência

Capítulo 1 – A especificidade da psicologia como ciência: Definição e objecto de estudo da psicologia

1. De que trata a psicologia? O que estuda ela, ou seja, qual o objecto da sua investigação?

  • A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.

 

Esta definição, que iremos analisar em detalhe, afasta imediatamente a ideia simplista de que a psicologia seria simplesmente o estudo dos comportamentos anormais e das desordens e perturbações psíquicas. Todos os tipos de comportamentos e de processos mentais interessam à investigação psicológica. E não estudamos só os seres humanos. Estudamos também os animais.

Analisemos então a definição sublinhada:

Estudo científico significa que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, explicar e interpretar os factos psíquicos. Não se limitam a observar, acumular e catalogar factos.

Comportamento, em sentido restrito, significa um conjunto de actos directamente observáveis tais como falar alto, correr, corar, etc.

Contudo, a psicologia não se limita a estudar o que as pessoas fazem. Interessa-se igualmente por fenómenos ou factos que não são exteriormente observáveis, tais como o pensamento e o raciocínio, o sonho e o sono, a sensação e a percepção, os sentimentos, as atitudes, etc. Estes fenómenos têm o nome de processos mentais.

Estudar psicologia é tentar compreender o que fazemos, como pensamos, sentimos, respondemos a problemas e crises, à influência do meio, como aprendemos e nos desenvolvemos intelectual e moralmente, como interagimos com os nossos semelhantes…

 Objecto da psicologia – O estudo do comportamento e dos processos mentais. Note-se que a psicologia estuda todo o comportamento: humano ou animal, ajustado ou desajustado.

 Comportamento – Conjunto de actos directamente observáveis.

 Processos mentais – O que se passa na nossa mente. Actividades que se desenvolvem no interior da mente não sendo directamente observáveis. Acontecimentos como sonhar e actos como pensar que não são exteriormente observáveis.

 Ciência – Forma de conhecimento racional que procura resolver problemas através de um método que consiste em apresentar hipóteses de explicação e testar essas hipóteses para ver se são boas explicações dos factos ou boas respostas aos problemas.

 O OBJECTO DA PSICOLOGIA – o que a psicologia estuda?

 Os psicólogos procuram explicar e compreender certos factos, resolver problemas. Para isso, apresentam hipóteses que confrontam com os factos e experiências para ver se são boas ou não. Isto quer dizer que não se limitam a dar opiniões. Estudam cientificamente os problemas e submetem as suas hipóteses explicativas a testes.

 Os objectivos que os psicólogos perseguem ao estudar um determinado aspecto do comportamento ou do funcionamento mental são também diversos. De entre esses objectivos desatacam-se:

 1 – Descrever comportamentos e processos mentais com base na observação sistemática;

 2 – Explicar por que razão ocorrem tais comportamentos e processos mentais;

 3 – Predizer acontecimentos futuros com base em acontecimentos passados;

 4 – Modificar comportamentos e processos mentais de modo a torná-los mais apropriados e adaptativos.

 Comportamento

Em sentido estrito, significa toda a actividade que pode ser observada, que é acessível aos nossos sentidos.

 Ex.: correr, ver muita televisão, comer muito, falar muito, ser agressivo/a, tímido/a ou simpático/a, roer as unhas, ir com frequência a centros comerciais, ter medo em espaços fechados, ser hiperactivo/a, conduzir a grande velocidade, etc., etc.

 Processos mentais

 Toda e qualquer actividade que não pode ser directamente observada.

 Ex.: O que estamos a pensar, os sonhos, as emoções que sentimos, o modo como temos percepção das coisas, as nossas recordações, o funcionamento da nossa inteligência, se estamos realmente motivados para fazer o que dizemos que vamos fazer, se estamos a mentir ou a dizer a verdade, ou seja, tudo o que se passa na nossa mente.

 A psicologia estuda todo o tipo de comportamentos e de processos mentais. 

 A psicologia não é simplesmente o estudo dos comportamentos ditos anormais e das desordens e perturbações psíquicas. Todos os tipos de comportamentos e de processos mentais interessam à investigação psicológica.

 Nem só o comportamento e os processos mentais dos seres humanos interessam aos psicólogos.

 Existe uma área da psicologia chamada psicologia animal. Um dos seus temas é por exemplo, a inteligência dos animais. Mas também se interessa por outros aspectos da vida mental e do comportamento dos animais, como a capacidade de aprender, de sentir, de usar a linguagem, etc.

About these ads

~ por Cátia em Fevereiro 10, 2010.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: