SÍNTESE DO PROGRAMA

SÍNTESE DO PROGRAMA

PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA
(PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO, MARKETING R.PÚBLICAS e PUBLICIDADE)

ENDEREÇOS DA INTERNET

http://psicologia.usal.es/fportu.html

http://www.prof2000.pt/users/dicsoc/

http://membros.aveiro-digital.net/alfmatos/hist.htm

Competências Visadas

– Revelar uma visão alargada da Psicologia como área científica do estudo do comportamento
humano.
– Demonstrar compreender a importância do estudo do ser humano em toda a sua complexidade.
– Revelar conhecimento da evolução da Psicologia como ciência.

Âmbito dos Conteúdos

● Psicologia
– definição e objecto de estudo
– a especificidade da Psicologia enquanto ciência: complexidade e subjectividade do estudo dos processos mentais e do comportamento do ser humano

● Os primórdios da Psicologia – evolução como ciência
– influência da Filosofia
– psicologia experimental:
◦ Wundt e o 1º Laboratório de Psicologia: o método introspectivo e as suas limitações
– psicologia científica:
◦ Pavlov – reflexo condicionado
◦ Watson e o behaviorismo – o método experimental e a era científica
– Freud e a revolução psicanalítica:
◦ a segunda tópica e o método psicanalítico
◦ a inovação e a importância da psicanálise na história da Psicologia

● Psicologia – áreas de especialização
– áreas pioneiras de especialização da Psicologia (psicologia social e das organizações,
educacional e clínica)
– contexto actual e tendências futuras da Psicologia como área científica e como área profissional
(especialização)

Situações de Aprendizagem / Avaliação

– Recorrer à experiência do quotidiano dos alunos para identificar situações e comportamentos
que são analisados através da linguagem de senso comum.

– Sensibilizar o aluno para as novas aprendizagens, nomeadamente, para a linguagem técnica da Psicologia, fazendo a comparação entre o significado corrente das palavras e o seu significado técnico específico.

– Incentivar os alunos a descobrir áreas de especialização da Psicologia; para a sua caracterização, os alunos, sob orientação do professor, poderão efectuar uma pesquisa, individualmente ou em grupo, recorrendo a informações recolhidas nos meios de comunicação
social e na Internet, ou junto dos próprios profissionais que apoiam a escola.

Competências Visadas

– Demonstrar compreender factores que influenciam o desenvolvimento do ser humano.
– Revelar conhecimento do contributo de Piaget para o estudo do desenvolvimento humano.
– Revelar conhecimento do contributo de Erikson para o estudo do desenvolvimento humano.
– Demonstrar compreender cada uma das fases do ciclo de vida do ser humano.

Âmbito dos Conteúdos

􀁹 Desenvolvimento
– conceito
– factores de influência:
. hereditariedade
. meio envolvente
. dicotomia hereditariedade/meio
. importância dada por Piaget à experiência física no desenvolvimento

􀁹 Diferentes perspectivas do estudo do desenvolvimento humano
– Piaget e o desenvolvimento cognitivo:
. o construtivismo
. os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e adaptação
. os estádios
– Erikson e o desenvolvimento psicossocial:
. conceito de crise psicossocial
. as oito idades

􀁹 O ciclo de vida do ser humano
– da concepção ao nascimento
– a infância
– a adolescência
– a idade adulta
– a velhice

Nell, de M. Apted, 1994. EUA: Polygram Films Enterteinment.

O filme retrata a história de uma mulher que foi criada à margem da sociedade. Poderá ser bastante útil para reflectir e debater todas as questões relacionadas com os factores que influenciam o desenvolvimento humano.

Este módulo tem como objectivo dar a conhecer ao aluno a importância dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais no comportamento do ser humano. Entender como os processos da inteligência e das emoções se articulam e influenciam o nosso modo de agir (saber agir).

Âmbito dos Conteúdos

􀁹 Processos cognitivos
– as capacidades cognitivas do ser humano (atenção, percepção, aprendizagem, memória,…)
– pensamento e inteligência – análise conceptual e diferencial
– a inteligência como uma entidade dinâmica que se constrói ao longo de toda a vida

􀁹 Inteligência emocional e gestão das emoções
– processos emocionais
– conceito de inteligência emocional
– quociente de inteligência emocional e de gestão emocional
– estratégias de gestão das emoções

􀁹 Processos motivacionais
– conceito de motivação
– ciclo motivacional
– frustração e conflito

Situações de Aprendizagem
Apresentar o conceito de inteligência emocional e reforçar a sua importância, recorrendo à participação activa dos alunos, na identificação de situações onde a inteligência e o controlo emocional são fundamentais (ex.: comportamento cívico na estrada).

Forrest Gump, de Robert Zemeckis, 1994.
Este filme retrata a vida de Forrest Gump que, embora com um QI abaixo da média, teve uma vida memorável, cheia de aventuras e conquistas. Com efeito, o seu baixo Q.I. não o impediu de viver e muito menos de chegar a investigador na Apple Computers.

Elephant, de Gus Van Sant, 2004. Holywood: Atalanta Filmes.
Este filme retrata as circunstâncias que antecederam e o momento em si, em que dois jovens americanos entraram na
escola e assassinaram colegas e professores que se encontravam nas instalações da mesma. Apesar de ser violento trata a realidade social americana e a questão da gestão das emoções e da frustração.

O Bom Rebelde, de Gus Van Sant, 2000. Holywood: LNK / Miramax.
Este filme trata de um jovem extremamente inteligente, mas com algumas dificuldades a nível da inteligência emocional e de gestão emocional. Poderá ser útil para o desenvolvimento e debate acerca desta temática.

Com este módulo pretende-se que os alunos conheçam e contextualizem o processo de socialização, articulando-o com a integração socioprofissional. Também deverá ser sublinhado o papel das atitudes e da interacção grupal no desenvolvimento das capacidades relacionais e na prossecução de relações sociais mais satisfatórias e positivas.

Finalmente, com este módulo pretende-se que os alunos mobilizem conhecimentos que lhes permitam compreender que o conhecimento e o controlo do comportamento são fundamentais para o seu futuro desempenho profissional.

Âmbito dos Conteúdos

􀁹 Processo de socialização e atitudes

– processo de socialização
– conceito e formação de atitudes
– importância das atitudes nas relações sociais

􀁹 Relações interpessoais e interacção grupal

– as primeiras impressões, as expectativas e a percepção social
. análise conceptual
. influência no estabelecimento das relações interpessoais
– caracterização de grupo social e de interacção grupal
– integração num grupo social e motivação de pertença
– conceitos de conformismo e inconformismo social

􀁹 Capacidades relacionais e desempenho profissional

– competências pessoais, sociais e profissionais:
. descrição e âmbito
– auto-motivação e desempenho de tarefas
. adaptação da pirâmide das necessidades de Maslow ao comportamento profissional
– desenvolvimento das capacidades relacionais e desempenho profissional

Situações de Aprendizagem

Realizar exercícios de jogo de papéis para que o aluno consciencialize a importância das
primeiras impressões e da percepção social no estabelecimento de relações sociais mais
satisfatórias e positivas.

~ por Cátia em Fevereiro 8, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: