Conhecer a disciplina de Psicologia

Vamos conhecer a disciplina de Psicologia?

 

Quando iniciamos uma nova disciplina, trazemos para a sala de aula algumas ideias e expectativas sobre ela. Isso é ainda mais visível no caso da Psicologia, porque diz respeito a todos nós como seres humanos e já ouvimos falar dela muitas vezes. No entanto, isso não significa que saibamos, verdadeiramente, o que ela é, quais são as matérias que vamos aprender ou as competências que vamos desenvolver.

As nossas expectativas podem, portanto, estar erradas.

 Vamos fazer uma pequena viagem geral pelo programa para ficarmos com uma ideia, ainda que difusa, do que vamos aprender e da relação das matérias entre si.

 Vamos então partir das suas ideias e expectativas para começar esta «visita», lendo a narrativa de duas experiências escolares:

 Caso 1:

 Num estudo revelador observou-se um grupo de alunos poucos dias depois de terem recebido as notas. Como todos sem dúvida recordamos, as notas escolares são uma das grandes fontes de alegria e desespero. Mas os investigadores destacam a grande importância na forma como os jovens encaram a sua responsabilidade, ao receberem uma nota mais baixa do que esperavam. Aqueles que vêem a nota baixa como consequência de uma falha pessoal (“Sou estúpido”) sentem-se mais deprimidos do que aqueles que explicam a má nota em termos de qualquer coisa que podem modificar (“Se me aplicar mais nos trabalhos de casa de Matemática, posso conseguir uma nota melhor”).

 Caso 2:

Os investigadores identificaram um grupo de alunos que os colegas rejeitavam e verificaram quais os que continuavam a sê-lo nas novas turmas em que eram integrados no ano seguinte. O modo como os jovens explicavam a si mesmos a rejeição parecia ser crucial para determinar se ficavam ou não deprimidos. Aqueles que viam a rejeição como provocada por qualquer coisa de errado neles próprios, ficavam mais deprimidos. Mas os optimistas, os que sentiam que podiam fazer qualquer coisa para melhorar a situação, não ficavam particularmente deprimidos, apesar de a rejeição se manter. (…)

As boas notícias: tudo parece indicar que ensinar maneiras mais produtivas de encarar as dificuldades baixa o risco de depressão.

Daniel Goleman (1996), Inteligência Emocional (adaptado)

        Debate, com os colegas da turma, as seguintes questões:

  • Este «estudo revelador» (caso 1) terá sido feito por psicólogos? Justifica.

 

  • Também vês as más notas como resultado de uma falha pessoal? Ou consideras que são resultado de factores que podes modificar? Consideras as dificuldades de integração na turma como resultado de uma falha pessoal? Ou consideras que são resultado de factores que podes modificar? 

 

Como podes verificar, a Psicologia é uma ciência preocupada com o Homem na sua relação consigo próprio, com os outros e com o mundo. Neste sentido, ela procura investigar diversas áreas que permitem, por um lado, explicar e compreender melhor o comportamento humano e, por outro, pôr em prática esse saber de forma a melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos indivíduos e das populações.

No teu caso, que pretendes ser um profissional ou um técnico e que vais desenvolver funções de apoio, de dinamização e de organização, a Psicologia permitir-te-á desenvolver um conjunto de saberes, atitudes e competências necessárias ao trabalho com grupos de indivíduos, com organizações e com comunidades.

Além disso, poderás conhecer-te melhor a ti próprio, compreender os teus comportamentos e as tuas reacções e identificar os fundamentos desses comportamentos. De facto, o conhecimento de nós próprios e a capacidade de compreender os outros estão intimamente relacionados

~ por Cátia em Fevereiro 10, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: