Estrutura do Módulo2

MÓDULO P2 O Desenvolvimento Humano

 

Duração de Referência: 21 horas

 

1 Apresentação

Com este módulo pretende-se que o aluno compreenda o conceito e os factores que influenciam o desenvolvimento do ser humano, sendo este apresentado como um processo contínuo ao longo da vida do sujeito, desde a concepção até à morte.

Neste módulo, será dada a conhecer a perspectiva de Piaget que explicou e estudou o processo cognitivo, numa abordagem construtivista de desenvolvimento, bem como a de Erikson que considera o desenvolvimento, numa perspectiva psicossocial, ao longo de todo o ciclo de vida do ser humano. Dado que este último autor estudou, de modo especialmente significativo para a Psicologia,

o período da adolescência, mais se justifica a inserção e a análise da sua perspectiva, num programa que se dirige, prioritariamente, a alunos adolescentes.

 

2 Competências Visadas

Para além das competências transversais enunciadas, são competências específicas deste módulo:

– Mobilizar as aprendizagens anteriores na descoberta do conceito de desenvolvimento em

Psicologia.

– Demonstrar compreender factores que influenciam o desenvolvimento do ser humano.

– Revelar conhecimento do contributo de Piaget para o estudo do desenvolvimento humano.

– Revelar conhecimento do contributo de Erikson para o estudo do desenvolvimento humano.

– Demonstrar compreender cada uma das fases do ciclo de vida do ser humano.

 

3 Objectivos de Aprendizagem

  • • Reconhecer o desenvolvimento como um processo dinâmico ao longo de todo o ciclo de vida.
  • • Explicar factores que influenciam o desenvolvimento.
  • • Compreender o modelo construtivista de Piaget.
  • • Conhecer os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e adaptação.
  • • Descrever os estádios de desenvolvimento de Piaget.
  • • Compreender o modelo psicossocial de Erikson.
  • • Explicar o conceito de crise psicossocial.
  • • Descrever as idades de desenvolvimento psicossocial de Erikson.
  • • Caracterizar cada uma das fases do ciclo de vida do ser humano.
  • • Relacionar as diferentes fases do ciclo de vida com as perspectivas de Piaget e de Erikson.

 

4 Âmbito dos Conteúdos

􀁹 Desenvolvimento

– conceito

– factores de influência:

. hereditariedade

. meio envolvente

. dicotomia hereditariedade/meio

. importância dada por Piaget à experiência física no desenvolvimento

􀁹 Diferentes perspectivas do estudo do desenvolvimento humano

– Piaget e o desenvolvimento cognitivo:

. o construtivismo

. os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e adaptação

. os estádios

– Erikson e o desenvolvimento psicossocial:

. conceito de crise psicossocial

. as oito idades

􀁹 O ciclo de vida do ser humano

da concepção ao nascimento

– a infância

– a adolescência

– a idade adulta

– a velhice

5 Situações de Aprendizagem / Avaliação

􀀹 Invocar conhecimentos prévios do aluno adquiridos no seu quotidiano e experiência de vida,

para reconhecer situações em que questões de desenvolvimento se colocam utilizando a linguagem do senso comum.

􀀹 Incentivar os alunos a pesquisar sobre as questões colocadas e a sistematizar a informação recolhida, recorrendo ao trabalho de grupo e à partilha dos resultados na turma.

􀀹 Salientar a importância do estudo dos processos cognitivos, aquando da aprendizagem da perspectiva de Piaget.

􀀹 Para a caracterização da infância utilizar situações próximas do aluno, partindo da sua própria experiência pessoal enquanto criança ou de situações vivenciadas por irmãos mais novos ou outros familiares nessa faixa etária.

􀀹 Estimular o aluno na observação dos pais e de outros adultos realçando a importância do seu contributo para a sociedade.

􀀹 Sensibilizar os alunos para o conhecimento de idosos (dos seus avós, vizinhos, etc.) promovendo uma apreciação positiva da história de vida e do contributo social do ser humano na terceira idade.

􀀹 Visionamento de filmes com crianças, jovens, adultos e idosos como intervenientes para observação de comportamentos típicos nos diversos estádios de desenvolvimento.

􀀹 Proporcionar uma sequência dinâmica no processo ensino/aprendizagem que permita ao aluno pensar, questionar e assimilar os conteúdos das teorias do desenvolvimento.

􀀹 Orientar o aluno na leitura, análise e interpretação de textos de apoio sobre o tema.

􀀹 Com base nos conhecimentos adquiridos pelos alunos debater a importância de um desenvolvimento íntegro da criança e do jovem, para a construção de um sujeito adulto responsável participativo na sociedade.

~ por Cátia em Fevereiro 11, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: